quinta-feira, 5 de maio de 2011

Varicela



É uma doença da infância muito frequente, das mais contagiosas, que surge principalmente no Inverno e na Primavera afectando todos os anos em Portugal milhares de crianças. Trata-se de uma doença geralmente sem gravidade embora por vezes se possa complicar em certos casos específicos.
É extremamente raro surgir um segundo episódio de varicela no mesmo indivíduo, isto porque a doença confere imunidade permanente.
O vírus pode ser transmitido pelas secreções respiratórias, por disseminação através do ar, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala ou por contacto com o líquido das lesões cutâneas, quando estas se rompem.
Outro modo de transmissão do vírus é a via transplacentária que pode levar à infecção do feto.
Existe a chamada fase de incubação correspondente ao período que decorre desde o momento da infecção até ao aparecimento dos primeiros sintomas, que dura geralmente de 14 a 16 dias, podendo variar entre os 10 e os 21 dias.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Varicellovirus

O Varicellovirus pertence à família herpesviridae e à subfamília Alphaherpesvirinae.
Em relação ás suas dimenções tem cerca de 180mm a 200 mm. A estrutura do vírus consiste num envelope, num invólucro, num nucleocapsídeo, e num núcleo.
Propaga-se por via respiratória e não tem resistência a antibióticos. Tem duas estirpes, ou seja, pode causar varicela e/ou herpes zóster. O seu tratamento é feito através de vacinas e antibióticos, no caso das infecções-bacterianas.
Tem vinte e um perigos para o Homem e apenas sete utilidades.